Musicoterapia

curando a alma.

O que é Musicoterapia?

Como o nome já diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música, uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos. A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas. Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo:

córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música.

Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas. São feitas sessões com o paciente ativo, ao se colocar a tocar e cantar junto com o psicoterapeuta. Pode-se trabalhar sessões individuais ou em grupos, e cada um vai fazendo de acordo com o seu ritmo e/ou juntamente com o terapeuta, porém, ambos trabalhando as técnicas juntos, de forma ativa ou passiva, quando o paciente apenas vai percebendo o que o terapeuta faz, toca ou canta.

A musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente.

Os benefícios são comprovados pelos estudos científicos e vistos no processo do terapia, os quais são observados um bom desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade que vão desenvolvendo em expressar suas emoções com mais facilidade.





Os Benefícios da Musicoterapia:

O ato de ouvir música e/ou tocar, ajuda a melhorar as frequências cardíacas e respiratórias e pressão de pacientes portadores de doença arterial coronária.

Ajudam em transtornos neurológicos, pois tem se mostrado muito eficaz nos sintomas da ansiedade, depressão e de isolamento.

A musicoterapia tem efeitos surpreendente também no tratamento de pacientes vítimas de AVC. Sabe-se que a música desperta emoções nos pacientes vitimizados e ainda por cima estimulam as interações sociais; o que ajuda muito no processo do tratamento.

Pacientes com Mal de Alzheimer e outros tipos de Doenças Neurodegenerativas também são beneficiadas com a Musicoterapia, pois o tratamento faz com que os pacientes tenham certa ativação neural.

Na vida social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação.

Procure se informar mais sobre a musicoterapia e comece também a ouvir músicas que te agradam. Comece a perceber como a troca de experiências entre pessoas e pacientes podem lhe dar mais força, energia e assim enfrentar melhor as dificuldades e ter uma qualidade de vida melhor.

Procure um profissional de saúde para lhe ajudar em seus medos e ansiedades. Saiba que com o tratamento adequado você pode ter uma vida mais feliz, saudável e com mais harmonia em tudo.


Referências

http://www.wfmt.info/WFMT/Home.html

https://www.npr.org/2007/11/13/16110162/oliver-sacks-observes-the-mind-through-music

Tudo vai se acalmar quando você se acalmar.

Confie!

Sim, Ele cuida!

Ele (a) não tem culpa.

Se permita estar em paz!

Aguenta firme, essa fase vai passar. Todas elas passam!

Música renova ambientes.

Calma! Tudo isso vai passar!

Harmonia é o ponto mais alto da paz.

Tome um chá, leia um livro, procure algo que te faça relaxar.

A alegria e a gratidão são duas necessidades preponderantes em nossas vidas.

Procure manter a paz e a calma, para que elas te alcancem

Quanto mais tranquilo for o ambiente, mais calmo o ente querido fica.

Quanto mais o ente querido fica calmo, mas descansado fica o Cuidador

Para que um paciente esteja tranquilo, precisamos ver o ambiente que ele mora, com quem mora, como é tratado. Da mesma forma o Cuidador.