Sessão Cinema

curando a alma.

Importância dos filmes para a terceira idade:

No cinema, o Alzheimer foi retratado em filmes que, com sensibilidade, mostraram as consequências da doença na vida de pacientes e familiares. Alguns projetos focaram na relação, muitas vezes tumultuada, de amigos e parentes com o doente. Outros discutiram a importância da memória na formação da identidade pessoal.

Selecionamos 10 dos melhores filmes que tratam sobre Alzheimer. Em destaque, está o trailer do filme Iris. No cinema, não deixe de assistir a atuação de Julianne Moore, no filme “Pra sempre Alice”.





Filmes:

A Moment to Remember

A primeira parte do filme é uma história de amor entre uma linda e simpática garota filha de um empreiteiro e um carpinteiro que trabalha para ele. ela é engraçada e esquecida, o que lhe dá até um charme, mas aos poucos se revela num caso de Alzheimer precoce, que vai destruir a vida deles. Do diretor coreano de Lee Jae-Han / John H.Lee, baseado num drama de TV japonês.


Longe Dela

Gordon Pinsent e Julie Christie são um casal que vive feliz junto há mais de 40 anos, quando ela começa a mostrar sinais da doença. relutante, ele a interna numa clínica, mas uma das regras é que ela não pode receber visitas por um mês. quando ele finalmente vai vê-la, ela não o reconhece e ainda se afeiçoou por outro paciente. Lindo filme, indicado para os Oscars de atriz e roteiro.


A Família Savage

Dois irmãos – os ótimos Philip Seymour Hoffman e Laura Linney -, que trilharam caminhos diferentes, ficam sabendo que terão que lidar com a doença do pai, de quem sempre fugiram, que já está num estado avançado do Alzheimer.


Iris

A história de amor entre a escritora Iris Murdoch – Judy Dench e Kate Winslet ambas soberbas – e seu marido em duas épocas distintas, no frescor da juventude e na velhice, quando ela está com Alzheimer. Vencedor de Oscar de ator coadjuvante.


O Filho da Noiva

O único arrependimento do pai – Hector Altério – é não ter casado na igreja com sua esposa e decide fazer isso antes de morrer. o problema é que a noiva – Norma Aleandro – está com Alzheimer adiantado e a cerimônia tem que ser apressada.


Meu Pai, um Estranho

Gene Hackman é um jovem professor que sonha em casar e mudar para a Califórnia, quando às vésperas de seu casamento, sua mãe morre e ele é obrigado a cuidar de seu pai -Melvyn Douglas -, que está começando a desenvolver Alzheimer, já que sua irmã foi deserdada pelo pai por ter casado com um judeu. Os dois atores e o roteiro foram indicados ao Oscar em 1971. vale a pena assistir.


O Caso Alzheimer

Bom policial belga, sobre um assassino profissional – Jan DeCleir -, que é contratado para um último trabalho, já que percebe que os sintomas de Alzheimer estão se intensificando e pretende se aposentar.


A Song for Martin

Um famoso compositor e uma violista se apaixonam durante uma turnê e separam-se de seus respectivos esposos, casam-se e passam a viver felizes juntos. Cinco anos depois ele é diagnosticado com Alzheimer e seu comportamento começa a mudar.


Aurora Boreal

Após a morte de seu pai, um rapaz de 25 anos – Joshua Jackson – vive pulando de emprego em emprego. o avô – Donald Sutherland – tem Alzheimer se desenvolvendo rapidamente e para ficar perto dele e da avó, ele consegue um subemprego na instituição onde eles estão.


Rain Man

Na história, o jovem Charlie (Tom Cruise) é informado de que seu pai faleceu. Ambos não se davam bem há anos, mas ele vai ao enterro. Na leitura do testamento, descobre que o principal beneficiário era um irmão até então desconhecido chamado Raymond (Dustin Hoffman).

A curiosidade em saber mais sobre esse misterioso herdeiro os aproxima. Raymond está internado em uma instituição pois apresenta limitações neurológicas, mas também é capaz de solucionar problemas matemáticos com uma incrível precisão e agilidade.

Charlie elabora um plano para sequestrar Raymond e exigir parte da herança. Porém, ao longo do percurso, os dois irmãos passam por situações que os fazem compreender o real significado da palavra família. 


Intocáveis

Nessa obra, o aristocrata Philippe (François Cluzet) sofre um grave acidente e fica limitado fisicamente. Devido à necessidade de um acompanhamento contínuo, ele resolve contratar o jovem Driss (Omar Sy) como seu cuidador.

Apesar das falta de experiência, o cuidador jamais trata Philippe como alguém inferior. Uma bela amizade nasce entre eles conforme se conhecem melhor. A primeira sequência do filme é emblemática!


Meu Pai, um Estranho

O professor Gene Garrison (Gene Hackman) planeja se casar e mudar de cidade. No entanto, a sua mãe adverte sobre como a mudança pode ser complicada para o pai Tom Garrison (Melvyn Douglas). 

A história indicada a 3 Oscars aborda as dificuldades das relações familiares, especialmente depois da morte da mãe de Gene. É nesse momento que o filho precisa aprender a superar as diferenças com o pai e ajudá-lo.


Amor

Os personagens Anne (Emmanuelle Riva) e Georges (Jean-Louis Trintignant) são um casal de apaixonados por música que estão aposentados. Eles têm uma filha que mora em outro país.

Em determinado ponto da história, Anne sobre um derrame. Com isso, um dos lados do seu corpo fica paralisado. Nesse momento, o casal precisa aprender a lidar com os obstáculos do dia a dia.


A Moment to Remember

O filme retrata a trajetória de uma jovem mulher que se apaixona por um homem bruto e fissurado no trabalho. Eles se casam e vivem o auge de suas vidas quando, de repente, precisam lidar com um caso de Alzheimer precoce.


A Família Savage

Os irmãos Jon (Philip Seymour Hoffman) e Wendy (Laura Linney), quando jovens, sempre tiveram que lidar com o autoritarismo do pai Lenny Savage (Philip Bosco). Depois de adultos, recebem a notícia de que Lenny está sendo consumido pela demência. A história mostra como a família consegue enfrentar esse desafio e superar suas diferenças.

O Caso Alzheimer

Dois dos melhores detetives da Antuérpia se deparam com o desaparecimento de um colega e o assassinato de duas mulheres. As pistas do crime apontam para um assassino que mostra sintomas de demência. 

Este filme sobre Alzheimer é um thriller policial envolvente que trata do distúrbio de uma maneira diferente do convencional. Vale a pena conferir.


Uma Canção para Martin

Um casal de violinistas se apaixona perdidamente durante uma turnê. Eles decidem abandonar os respectivos cônjuges e se casar. Anos mais tarde, o homem é diagnosticado com Alzheimer. Seu comportamento muda e transforma a realidade com a qual estavam habituados anteriormente. Excelente filme sobre idosos.


O Filho da Noiva

Nessa produção portenha, o personagem Rafael Belvedere (Ricardo Darín) passa por um momento de crise pois não tem tempo algum para si mesmo e para se divertir. Ao visitar a sua mãe Norma (Norma Aleandro), descobre que ela está perdendo a memória.

(Habilite a legenda do youtube para acompanhar em português)

Em meio a problemas familiares e com a ex-esposa, Rafael tem um ataque cardíaco. Somente assim ele percebe que chegou o momento de rever suas atitudes e relações.


Para Sempre Alice

A renomada professora de linguística Alice Howland (Julianne Moore) é diagnosticada com Alzheimer precoce. Essa doença coloca as suas forças à prova, bem como a relação com os familiares. 

A filha Lydia (Kristen Stewart) e o marido John (Alec Baldwinse) precisam lidar com problemas cotidianos enfrentados por Alice, como o esquecimento de certas palavras e o fato de ela se perder quando está sozinha nas ruas de Nova York.

A perspectiva deste filme sobre Alzheimer precoce, do ponto de vista da pessoa acometida, pode ser perturbadora para quem se coloca na pele da protagonista.


Um Senhor Estagiário

Uma empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa. Aos 70 anos, o cargo de estagiário sênior, encanta Ben como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente um inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho.


O solista

Baseado em fatos reais, conta a história de Steve Lopez, jornalista, e de Nathaniel Ayres, músico esquizofrênico e morador de rua em Los Angeles.

Lopez é um colunista famoso do jornal LA Times. Ao ouvir uma música quase uníssona na rua, vinda de um violino com apenas duas cordas, o jornalista conhece Ayres e sua paixão pelo que tocava. Um detalhe, porém, parecia indicar que havia algo a mais naquele som. Isso fez o colunista investigar o passado do maltrapilho músico e descobrir que estudou em conceituada escola de música, que abandonou seus estudos e a família devido ao transtorno psíquico.

O jornalista tentará resgatar a vida do talentoso morador de rua, um eterno apaixonado por Beethoven, porém esquecido pelos amigos após sucumbir à esquizofrenia.

É difícil colocar-se na mente de pessoas delirantes, daqueles que precisam de ajuda mesmo para tarefas básicas. Ao tentar trazer o músico para a realidade e fazê-lo reencontrar seu passado, o jornalista agirá com a própria lucidez e o músico reagiu a isso agressivamente em seu delírio. O jornalista não desiste e descobrirá que, mesmo atormentado, haverá um passo fundamental a ser dado.

Com Robert Downey Jr. (Lopez) e Jamie Foxx (Ayres). Disponível na Netflix.


Antes que eu me esqueça

A história gira em torno de Polidoro (José de Abreu), um juiz aposentado que, aos 80 anos, decide tornar-se sócio de uma boate de strip-tease.

Enquanto isso sua filha Bia (Letícia Isnard) entra com uma ação para interditá-lo, mas para que o juiz aprove essa ação, é preciso que Paulo (Danton Mello), filho de Polidoro, opine sobre o assunto. Paulo, entretanto, não se relaciona com o pai há anos, e então o juiz determina que ele deve realizar visitas semanais ao pai para que ele, enfim, consiga se posicionar sobre o assunto.


A Proposta

A Proposta é um filme americano de comédia romântica lançado em 2009, dirigido por Anne Fletcher e protagonizado por Sandra Bullock e Ryan Reynolds. Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma executiva linha dura, uma mulher poderosa, estilo general, que mantém todos os seus empregados na rédea curta e não mede esforços para conseguir o que quer.


Gente Grande 2

Lenny (Adam Sandler), Eric (Kevin James), Kurt (Chris Rock) e Marcus (David Spade) voltam a morar na mesma cidade. Lá, suas vidas seguem o curso natural dos adultos, seja pela existência dos problemas com as esposas para uns, com os filhos para outros, ou tudo junto e misturado. A coisa dá uma complicada quando os marmanjos pretendiam matar a saudade num dia de folga e acabam encarando os jovens da região, que agora dominam o lugar. É quando eles acabam tendo que enfrentar alguns fantasmas do passado, entre eles a covardia diante de valentões e o famigerado bullyng na escola. Mas algumas surpresas estão para acontecer, como a chegada de um filho rebelde para Marcus domar, uma possível gravidez e uma festa de arromba, que não vai deixar pedra sobre pedra.

Disponível na Netflix (É preciso ter a assinatura PAGA): clique aqui


A Missy Errada

A história do filme gira em torno de Tim (Spade), administrador em um banco que precisa impressionar seu chefe após a fusão de duas grandes empresas. Desacreditado no amor, ele tem um encontro acidental no aeroporto com Melissa (Molly Sims) e, após semanas conversando por mensagens, a chama para um retiro organizado pelo chefe no Havaí. Para a surpresa de Tim, ele estava enviando textos para o número errado e quem aparece na viagem é Missy (Lauren Lapkus), uma garota instável com quem saiu apenas uma vez três meses antes e cujo nome completo é o mesmo que o da "mulher ideal".

Disponível na Netflix (É preciso ter a assinatura PAGA): clique aqui


Mãos Talentosas

O filme narra a história real do Dr Benjamin Carson, um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo.

Cresceu em um lar desfeito e em meio à pobreza e ao preconceito, suas notas eram baixas e seu temperamento inflamado. Sua trajetória descreve o papel vital que sua mãe, uma senhora analfabeta, mas muito inteligente que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve, ajudou-o a expandir sua imaginação, sua inteligência e sua crença em si mesmo. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia.

Disponível na Netflix (É preciso ter a assinatura PAGA): clique aqui


Sociedade dos Poetas Mortos

O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola.

Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.


O vendedor de sonhos

O longa conta a história de Júlio César (Dan Stulbach), um renomado psicólogo, desgostoso da vida. Prestes a adotar uma medida extremamente radical, ele é interceptado pelo "Mestre" (o uruguaio César Troncoso, de O Banheiro do Papa), um mendigo - ou louco que apresenta um outro ponto de vista ao personagem em desespero. Mas o mentor também tem seus segredos, um passado que é revelado ao mesmo tempo que os dois estabelecem uma peculiar relação de amizade. O pano de fundo para que o roteiro destile um sem número de teorias, frases de impacto, pequenas pílulas de "sabedoria", "pérolas" do tipo: "O segredo do sucesso é conquistar aquilo que a gente não pode comprar".

Mentira? Não. Mas, convenhamos, um tanto raso, superficial.


Graça e Perdão

O filme Graça e perdão é uma história verídica, sobre um crime bárbaro, que ocorreu na tranqüila e pequena comunidade Amish de Nickel Mines, na Pensilvânia, EUA. Amish é um grupo religioso, que em nome de uma comunhão com Deus, prefere viver afastado do restante da sociedade.

Eles possuem costumes conservadores, não têm eletricidade, se locomovem em carroças tracionadas por cavalos e fazem uso de lampiões como luz. Não gostam de serem fotografados porque segundo a Bíblia, um cristão não deve manter sua própria imagem gravada. Inicialmente o filme mostra a vida nesta comunidade com muita harmonia, alegria e paz. O culto religioso é realizado voltado a Deus, sem a presença de altar.

Eles pregam que é necessário viver na simplicidade, longe das distrações do mundo, para que possam chegar ao céu. Durante os cultos e refeições, homens e mulheres sentam-se em lados separados.


Minha casa rosa

Trata-se de uma produção cinematográfica com viés biográfico cujo objetivo é narrar à história da paramédica Susette Kelo, que ao ter a sua casa ameaçada por um projeto do Poder Público subordinando-se a iniciativa privada, se une a vizinhança local para tentar legalmente proteger a sua moradia, tornando-se uma liderança comunitária para aquele bairro da pequena cidade onde morava. O filme conta a história de Susette, mulher que para superar o divórcio adquire um pequeno imóvel com vista para o rio e faz desse local o seu lar. Uma iniciativa privada, com o apoio do poder público da cidade, inicia um projeto de urbanização no bairro para valorizá-lo, com a proposta de movimentar a economia da pequena cidade onde ela reside e impulsionar o turismo, com isso promover arrecadações tributárias que, teoricamente, trariam benefícios para a população em geral. Porém, para este projeto ser efetivado precisará da remoção de todos moradores do bairro e da demolição de suas residências. Se recusando a vender a sua casa, Susette acaba tornando-se uma espécie de líder comunitária encabeçando um processo contra a cidade para proteger seu direito a propriedade, e simultaneamente o dos demais moradores da vizinhança.

O filme se propõe a mostrar de forma simples e objetiva a luta da protagonista e dos residentes do bairro contra o sistema que quer tirá-los de suas casas. Demonstra ainda a fé de pessoas humildes e esperança com relação à proteção de seus lares. Por isso, é possível identificar a proposta dos produtores e do próprio elenco em ser fiel a história real, passando para o público a ideia do desequilíbrio processual na batalha judicial entre os moradores da cidade e a iniciativa privada, principalmente porque esta última conta com apoio do Estado.

Cabe refletir no caso em tela sobre a responsabilidade dos governantes em garantir os direitos da população respeitando os limites entre o bem coletivo e o direito à propriedade, pensando até onde a garantia do benefício comum pode ultrapassar o direito individual e como o judiciário se comporta diante de demandas nessa seara. Por fim, é possível perceber a importância da história narrada, pois apresenta a força dos personagens, em destaque à protagonista, em destaque à protagonista, indicando que mesmo perdendo a batalha judicial, a iniciativa deles de requerer os seus direitos e demonstrar a insatisfação diante daquela situação levantou questões nas perspectivas de defesa dos direitos individuais perante os públicos, que repercutiu internacionalmente, a ponto de merecer um filme a respeito.

Disponível no YouTube (Dublado): clique aqui


O Milagre na Cela 7

O Milagre na Cela 7 é uma obra que se revela como uma linda reflexão sobre o perdão, a bondade e empatia existente nas pessoas. Em tempos difíceis como o que vivemos, filmes como esse servem para aquecer nossos corações e quem sabe nos dar um pouco de esperança. Milagres acontecem, né?

A história entre pai e filha buscando novamente a união é o fio condutor dessa linda história, a cena na qual os presos contam para a garotinha que "estão doentes" e revelam "suas doenças" é um exemplo das várias metáforas religiosas que o longa possui. Redenção, amor ao próximo, pecados são abordados de modo sutil e comovente. As atuações são soberbas da maior parte do elenco. O destaque são o pai vivido pelo excelente ator turco Aras Bulut Iynemli (The Pit) a construção de seu personagem nos comove e encanta e a adorável filha vivida por Nisa Sofiya Aksungur (Lodging) que irá arrancar muitas lágrimas com sua atuação. A química entre os dois atores é bastante genuína e muito linda de se ver.

Disponível na Netflix (É preciso ter a assinatura PAGA): clique aqui


O resgate de uma vida

Willie é um bom homem que vive nas duras e perigosas ruas de Los Angeles.

Ele é forçado por dois adolescentes ricos a enfrentar outros homens em lutas nas ruas, pelas quais ganha algum dinheiro. Preso nesse mundo de violência, o qual ele não entende muito bem, Willie encontra algum conforto ao encontrar o diário perdido de uma garota problemática.


Viver Duas Vezes

Quando Emilio (Oscar Martínez) é diagnosticado com Alzheimer, ele e sua família resolvem partir em busca do seu amor de infância.

Dirigido com extrema sensibilidade pela espanhola Maria Ripoll, "Viver Duas

Vezes" é daqueles filmes que sobrevivem na mente dias após a sessão, apoiado no talento do grande Oscar Martínez, de "O Cidadão Ilustre” e "Relatos Selvagens", aborda um tema complicado com leveza e muito humor, sem ser superficial, desaguando num oceano de lágrimas ao final.

Emílio é uma pessoa orgulhosa, a reação dele, logo no início, ao ser flagrado tentando pagar pela segunda vez à garçonete, ou a agressividade no trato com a médica, que piora exatamente quando ele, um professor de matemática (de universidade, como ele enfatiza), precisa responder simples questões numéricas, sintetizam a angústia de quem descobre, no crepúsculo da existência, que desperdiçou tempo precioso na busca por reconhecimento intelectual, deixando se apagar a chama do primeiro amor, a doce Margarita.

Disponível na Netflix (É preciso ter a assinatura PAGA): clique aqui


My Beautiful Broken Brain

Depois de sofrer um derrame aos 34 anos e perder a fala, ela fez de sua recuperação um projeto, gravando frustrações e conquistas ao reaprender a falar, ler e escrever.

Disponível na Netflix (É preciso ter a assinatura PAGA): clique aqui


Diario de uma paixão

Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém detodo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repousoem que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes, mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer - e somente para ela -, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça.

Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão, mas são separados por uma série de obstáculos e mal entendidos.


Escolha de vida

Depois de perder o marido em uma condição similar, Dra Anne Turner desenvolve uma doença degenerativa incurável denominada oftalmoplegia supranuclear progressiva e estava fadada a um definhar longo e doloroso. A raríssima doença implica em uma deterioração gradual do corpo. Algumas áreas do cérebro entram em pane provocando demência, problemas com a fala e a locomoção em geral até uma eventual paralisia generalizada.

Disponível no YouTube (Dublado): clique aqui


Momentos Esquecidos

A luta da paciente (seus lapsos de memória, sua desorientação, seu sofrimento, seus sonhos e sua angústia).

Baseado em uma história real, o filme mostra a luta de Diane Friel McGowin (Mia Farrow), uma bem sucedida mãe de família e assistente jurídica de 40 anos. Ela está no auge da carreira quando é diagnosticada com mal de Alzheimer. Com receio de se tornar um peso para o marido (Martin Sheen) os filhos, Diana esconde o início de sua doença. Ela vai `a procura de outros portadores de Alzheimer para saber o que eles sentem, pensam e como cada um está enfrentando a doença. Nessa sua jornada, ela encontra um professor de história, ou melhor dizendo, um ex-professor universitário, também portador do Alzheimer, que torna seu amigo. Diane, aprende a lidar com os problemas e sente que precisa do amor e do apoio de sua família.


Para sempre Alice

A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer.

A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.


Compromisso Precioso

Narra a história comovente do amor entre John e Ellen Brighton. Unidos eles enfrentam uma terrível doença impiedosa, o Mal de Alzheimer, que ou confirmará seu amor ou destruirá a família e seu casamento. Aqui há problemas na carreira profissional, nos relacionamentos familiares e uma confusão que só o poder de um amor real pode superar. Phil Brighton, o irmão e sócio de John vivem livres demais para entender porque John mantém assim sua fé e seu casamento diante de circunstâncias tão terríveis.

Mas a luta de seu irmão faz com que Phil encontre uma nova esperança. O compromisso de uma fé desafiada pelo impossível e testada pelo irresistível afeta a família inteira. O triunfo do espírito de Jesus numa vida vai inspirar a todos quantos assistirem a este filme maravilhoso.

Disponível no YouTube (Dublado): clique aqui